Comer queijo faz bem à saúde!

Será que comer queijo faz mesmo bem?

Queijo é saúde!

Sabia que comer queijo pode ser muito benéfico para sua saúde? A maioria dos queijos partilha de um elevado teor de proteínas, minerais e oligoelementos (principalmente, cálcio, zinco, magnésio e fósforo) e de vitaminas (A, B2, B12 e B9 ou ácido fólico), todos eles responsáveis pelos numerosos benefícios nutricionais dos queijos.

No caso das proteínas, o teor de aminoácidos essenciais confere-lhe um alto valor biológico e uma digestibilidade próxima dos 95%. Por outras palavras, as proteínas do queijo são absorvidas quase integralmente pelo intestino e fornecem ao organismo os aminoácidos necessários ao desenvolvimento.

O queijo é também rico em cálcio e os seus benefícios quanto à formação dos dentes, ossos e cartilagens e na prevenção da osteoporose são amplamente reconhecidos. O cálcio dos queijos é particularmente bem absorvido, o coeficiente de absorção é, aproximadamente, 33% semelhante ao leite. A sua biodisponibilidade é favorecida pela presença simultânea de fósforo e de peptídeos que foram identificados como transportadores de cálcio.

As três principais vitaminas presentes no queijo são: vitamina A, necessária para a saúde dos olhos, da pele e bom funcionamento do sistema imunitário; vitamina B2, essencial na obtenção da energia necessária a todos os processos e reações do organismo humano; vitamina B12, importante para o normal funcionamento do metabolismo de todas as células do tecido nervoso, medula óssea e trato gastrointestinal.

Mas ao comer queijo não ingerimos muita gordura?

As gorduras encontram-se sob a forma de emulsão, o que as torna mais digestíveis. Vale a pena salientar que, no queijo, estão presentes dois ácidos gordos: o ácido ruménico (poliinsaturado) e o ácido valênico (monoinsaturado), os quais têm efeitos benéficos na saúde (prevenção de cancro, aterosclerose e ação imunológica).

Está, também, presente outro ácido gordo poliinsaturado, o ácido linolénico conjugado ou CLA, na gordura dos queijos de leite de vaca, que está também associado a inúmeros benefícios, nomeadamente na redução da gordura corporal, aumento do gasto energético e inibição da enzima lipase, responsável pelo armazenamento da gordura corporal.

Comer queijo

Comer queijo faz bem

 

Deixe uma resposta