Dicas para quem vai visitar Viana do Castelo – Portugal

Visitar Viana do Castelo
Santuário de Santa Luzia

Porquê visitar Viana do Castelo? Visitar o norte de Portugal é quase que uma viagem no tempo. Após passar pelo Porto e seguir ainda mais acima, já quase na Espanha, os turistas encontram castelos, catedrais e monumentos. Viana do Castelo em Portugal é uma cidade antiga e interessante, seus destaques são os pontos turísticos que de certo modo não são tão antigos.

Viana do Castelo é uma das cidades mais lindas de Portugal. O principal ponto de visitação da cidade é o Santuário de Santa Luzia.

Onde se hospedar em Viana do Castelo

Para quem procura uma hospedagem diferente, a melhor dica é a Pousada de Viana do Castelo, localizada no topo do Monte de Santa Luzia. Todos os quartos dessa pousada disponibilizam vista para o mar e para a cidade. Além disso, a Pousada de Viana do Castelo oferece um maravilhoso restaurante, quadra de tênis, piscina ao ar livre e outras áreas de laser.

Outras opções de hospedagem são: Hotel Laranjeira, Solar Altamira, Casa Melo Alvim, Dona Emília Casa de Hóspedes, Enjoy Viana e Pensão O Laranjeira.

Eis alguns motivos para visitar Viana do Castelo

Santuário de Santa Luzia

No topo do morro mais alto das cercanias, o Santuário de Santa Luzia oferece uma visão quase que total da cidade. O morro é alto e íngreme para subir com facilidade, os turistas podem usar um bondinho, mas também é possível subir com carro. A cara é antiga, mas o monumento é na verdade novo, pois, a obra final do santuário de Santa Luzia foi realizada no século XX, exatamente no ano de 1943. A entrada dos turistas e mesmo dos moradores da cidade no Santuário de Santa Luzia é gratuita.

Ponte Eiffel

O projetista da Torre Eiffel, monumento de Paris, também deixou sua marca em Viana do Castelo em Portugal. Na Ponte Eiffel circulam automóveis e ônibus sobre o rio Lima. A estrutura feita de metal intacta desde 1878 mostra o traço característico do arquiteto Gustave Eiffel.

Museu do Traje

Para os turistas que gostam de conhecer as tradições do lugar, em Viana do Castelo poderão visitar o Museu do Traje. O prédio que abriga esse museu é pintado de amarelo claro bem vivo e na sua parte interna é possível encontrar todos os trajes e vestimentas que fazem do Minho uma região única.

Navio-hospital

Um ponto turístico interessante em Viana do Castelo é o navio Gil Eannes. É um navio que funcionava como hospital e atendia pescadores e navegadores que saiam pelo mar buscando o peixe bacalhau que é muito conhecido no Brasil. Hoje o navio está atracado e pode ser visitado por turistas do mundo todo.

Centro histórico

Em Viana do Castelo tem a Santa Casa de Misericórdia, construída em 1589 é um exemplar único de uma arquitetura maneirista e renascentista e possui influências dos Países Baixos e Itália.

Alguns monumentos estão localizados no centro da cidade onde está a Praça da República e em suas mediações. A Sé de Viana foi construída em 1400 e continua com suas torres quadradas em formato de fortaleza intactas.

Ponte Eiffel ponto obrigatório para visitar

Necessita de mais motivos para visitar Viana do Castelo? Descubra por si os encantos que esta maravilhosa cidade bem como toda a região podem oferecer a quem visita!
Se  património é realmente uma verdadeira preciosidade, não menos importante será toda a riqueza cultural, é uma região riquíssima em tradições e costumes, terra de gente hospitaleira e sempre disponíveis para receber bem. 

Só falta mesmo que comprove por si, e não esqueça, a gastronomia é sem dúvida uma das grandes referências desta região. Aventure-se!

One Response

  1. Ivonilda Costa e Silva 14/01/2020

Deixe uma resposta