Dicas para melhorar a sua linguagem corporal
Evidente que os recrutadores saem na frente neste processo; as empresas, em todo o mundo, treinam seus funcionários em técnicas de linguagem corporal e não verbal.
Linguagem corporal, importante aspeto numa entrevista de emprego
Contudo o processo funciona em mão dupla. Se você for o entrevistado, utilize os conhecimentos de linguagem corporal realizar uma boa entrevista.
Caso seja o entrevistador, procure reconhecer as mensagens que o candidato passa ou tenta passar, tanto consciente como inconscientemente.
Antes de iniciar a entrevista, é bom lembrar que, como no primeiro encontro de um jovem casal, o candidato tentará mostrar apenas as facetas de sua personalidade que considera ideais para a empresa. frequentemente noto quando os candidatos citam seus supostos defeitos dando-lhes roupagem de qualidades.
Por exemplo: “sou muito exigente comigo mesmo nos prazos” ou “sou perfeccionista ao extremo”.
Normalmente existem mentiras durante os processos, mas a maioria é identificada, até com certa facilidade. Lembre-se que segundo Robert Feldman, em uma conversa, aparecem cerca de 3 mentiras a cada dez minutos. O nervosismo do candidato é encarado como um facto natural.
A linguagem corporal em entrevista de emprego:
Vestuário adequado
Observe se as roupas condizem com o cargo desejado. Evite cores berrantes, decotes longos, sapatos de saltos extremamente altos e saias curtas.
Atenção aos piercings e as tatuagens nem sempre são aceites na cultura de algumas empresas.
O cabelo, tanto do homem como da mulher, deve ser discreto. A barba feita ou aparada demonstra limpeza, assim como o corte de unhas.
Postura durante a entrevista
O ideal é que a postura seja a mais natural possível, com bom nível de controle, para demonstrar confiança. Mantenha o tom de voz constante e fale com convicção. Quando mentimos, as variações aparecem e até mesmo gaguejamos. Não gesticule demasiadamente.
Apontar o dedo para o entrevistador normalmente é considerada uma atitude bastante agressiva.
Não encolha os ombros ao responder determinada pergunta, é sinal de submissão, mantenha a postura ereta ou um pouco inclinada em direção à pessoa com quem você mantém a conversação. Assinala interesse. Evite se inclinar para trás quando ouvir as perguntas. Mostra defensividade, transmite a ideia de que você não gosta daquilo que escuta.
Não se agarre nos braços da cadeira. É outro indicativo de ansiedade, tensão e falta de segurança.
Se o entrevistador o receber de pé, permaneça de pé também. Uma boa técnica de espelhamento é sentar-se ao mesmo tempo que o outro. Além de ser educado, vai facilitar a comunicação.
Um sorriso natural, sem afetações, abre muitas portas. Sorrimos para aqueles que nos agradam. Mas não finja. É melhor uma face isenta do que o sorriso falso.
Cumprimentos
Seja direto. Não peça desculpas por estar ali. Responda ao aperto de mão de acordo com o estudado nos capítulos anteriores. Não triture as mãos femininas. Dose a força do aperto. Não use a “mão frouxa”, que determinadas pessoas intrepretam como falta de sinceridade e de lealdade.
Dizer que as mãos devem estar limpas não é demais. Cuidado ao passar perfumes. As pessoas costumam ter os mais diversos tipos de alergia e o seu perfume passará para elas.
Antes da entrevista, tente descobrir qual é a cultura da empresa.
Contacto visual
Preste atenção naturalmente. Demonstre que você está atento ao outro. Não responda perguntas com outras perguntas ou resmungando um “hem, repita”.
Pesquisas revelam que o bom ouvinte, durante a maior parte do tempo, ou seja, cerca de 70%, olha no rosto do entrevistador. Portanto, faça o triângulo entre os olhos e a boca. Não olhe para a janela ou para o teto. Indica displicência e falta de interesse com aquilo que está sendo tratado.
Não fique procurando bichos imaginários na roupa ou empurrando as cutículas com a unha. Indica desinteresse pelo que ocorre ao seu redor.
Gestos no decurso da entrevista
Os melhores gestos são os naturais. Mas, por causa do nervosismo da situação, isso nem sempre é possível. Não cruze os braços nem se encolha ao receber as perguntas.
A importância da imagem que passa através da linguagem corporal
Fecho da entrevista
Ao se despedir, lembre-se que embora possa não ser contratado, você precisa ter a porta aberta para novos contactos. Portanto, cumprimente e sorria naturalmente, da mesma forma que fez quando chegou.