Os 5 monumentos de Lisboa que todo turista precisa conhecer

Mosteiro dos Jerónimos

Alguns dos mais importantes monumentos de Lisboa. Todos saberão que Lisboa é a capital de Portugal e também uma cidade milenar com imensos e belos monumentos que podem ser visitados por turistas do mundo inteiro. Embora Lisboa seja muito antiga, ela conta com poucos monumentos com mais de 250 anos devido a devastação causada por um terremoto em 1755, que destruiu quase que todas as construções da cidade.

Para as pessoas que estão pensando em viajar para Portugal e conhecer os monumentos de Lisboa, aqui vai uma lista com os 5 monumentos de Lisboa que todo turista precisa conhecer.

Os 5 mais belos monumentos de Lisboa

1 – Mosteiro dos Jerónimos: Esse monumento está localizado perto da freguesia de Belém. O mosteiro é um dos monumentos mais importantes da arquitetura manuelina em Lisboa.  Desde 1983 é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém. O mosteiro foi construído a mando de D. Manuel para perpetuar a memória de D. Henrique. O mosteiro foi fundado em 1496.

2 – Torre de Belém: Esse monumento foi construído em Lisboa em 1515 como uma fortaleza para proteger a entrada do Porto de Lisboa. A Torre de Belém foi o ponto de partida para várias viagens de descoberta e foi a última visão da pátria para muitos marinheiros. Essa torre está localizada na freguesia de Santa Maria de Belém. Tornou-se patrimônio mundial por ter sido muito importante nas descobertas marítimas de Portugal.

3 – Palácio Nacional da Ajuda: Esse é um monumento neoclássico localizado na freguesia de Ajuda na cidade de Lisboa. O palácio foi construído no lugar de um edifício de madeira temporário para abrigar a família real depois do terremoto de 1755. Ele foi construído pelo arquiteto Manuel Caetano de Sousa, porém, mais tarde, ele ganhou um design elegante e neoclássico graças ao trabalho de José da Costa e Silva e Francisco Xavier Fabri. Desde o ano de 1019, o Palácio Nacional da Ajuda é um monumento nacional, ele foi a casa da família real, museu de artes e sede de outras instituições portuguesas ligadas a cultura e também palco de cerimônias protocolares.

4 – Castelo de São Jorge: Esse castelo é um dos monumentos mais importantes de Lisboa, está localizado na colina mais alta da cidade. Nesse castelo aconteceram muitos encontros importantes como o do rei D. Manuel I com Vasco da Gama após sua viagem marítima para a Índia. Foi declarado monumento nacional em 1910 e passou por várias obras de restauração no século XX. O Castelo de São Jorge é muito concorrido pela população portuguesa. Ele possui a melhor vista da cidade e do Rio Tejo. Ele se destaca por abrigar um museu que conta a história de Lisboa e a Torre de Ulisses.

5 – Padrão dos Descobrimentos: Esse monumento foi inaugurado em 1960 como comemoração dos 500 anos da morte de D. Henrique. A sua fachada tem esculpidas 33 figuras ilustrativas da época dos descobrimentos, sendo que a que mais se destaca é a do Infante D. Henrique. Ao seu lado pode-se ver um mapa do mundo desenhado no chão, contendo todas as rotas que os portugueses traçaram durante os descobrimentos.

Monumentos de Lisboa para visitar
Torre de Belém

Deixe uma resposta