Os cuidados com a saúde e bem-estar devem estar sempre no topo das nossas preocupações, o tratamento capilar estará para muitas pessoas na primeira linha das preocupações.
Tingir e alisar o cabelo são processos que impõem mudanças de estrutura. O cabelo resiste, mas não é indiferente. As pontas são a parte mais susceptível ao maltrato. Para além dos tratamentos convencionais, há alternativas naturais que são os óleos vegetais à base de essências de amêndoas e jujuba que ajudam a fortalecê-lo.
Com o avanço da tecnologia e o bombardeio publicitário tendemos a acreditar que só agora se dão os devidos cuidados ao cabelo. Contudo, não é assim, uma vez que a atenção ao cabelo é um mimo que nasceu com as civilizações antigas.
Por outro lado, se tivermos em conta as agressões a que submetemos o cabelo com os caprichos da moda cuidá-lo não é a palavra mais acertada, mas sim minimizar os efeitos das transformações a que é sujeito.
De toda a estrutura capilar, as pontas são as que mais sofrem, porque o cabelo é mais velho e, além disso, é onde os efeitos se notam mais claramente pela sua maior porosidade.
O cabelo não é indiferente
O cabelo resiste a produtos aos quais a pele não resiste, mas isso não quer dizer que permaneça indiferente. O cabelo é um organismo vivo que temos que nutrir e “escutar”.
Os soros e os cremes condicionadores baseados em silicone estão mais focados em conseguir um bom aspecto do que cuidar do cabelo, criando dependência e obediência a um rígido ciclo de consumo.
Elementos naturais para o tratamento capilar
É possível atingir um cuidado sensato recorrendo a elementos naturais que não são filmógenos e conseguem um aspecto saudável. O que importa é ser perseverante e não acreditar em resultados mágicos. Os efeitos virão de acordo com a recorrência com que siga os cuidados. Deixamos aqui duas opções:
1. Condicionador de abrótano
Ingredientes
• 4 chávenas de abrótano;
• 1 chávena e meia de azeite;
• 1/2 chávena de vinho de Borgonha.
Passos a seguir:
Ferva os ingredientes e deixe-os repousar durante meia hora. Escorra e aplique no cabelo ao comprido.
2. Recuperador de pontas com manteiga de cacau
Ingredientes
• 1 colher de manteiga de cacau;
• 1 chávena de óleo de amêndoas;
• 1 chávena e meia de glicerina;
• 2 colheres de álcool.
Passos a seguir:
Derreta a manteiga de cacau em lume brando. Junte o óleo de amêndoas e a glicerina. Adicione o álcool.